CPA

A Comissão Permanente de Avaliação - CPA foi instituída pela Portaria nº 20081003, em conformidade com a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e Portaria MEC nº 2.051, de 9 de julho de 2004. Trata-se de um órgão colegiado, exigido e regido pela Lei em todas as Instituições de Ensino Superior, com composição representativa de todos os segmentos da Faculdade. A CPA atua de forma autônoma em relação à Direção Geral da FATECI, para avaliar e contribuir de forma construtiva com constante melhoramento das condições dos cursos. A função da CPA é avaliar a Faculdade, envolvendo todos os setores em um processo de autoavaliação e, ao final prestar contas anualmente ao MEC, à comunidade acadêmica e à sociedade. A CPA é composta de representantes do corpo docente e discente, pessoal técnico-administrativo e sociedade civil.

 O que é Avaliação Institucional?

 - É o processo organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) com a finalidade de coletar dados demonstrativos da realidade da nossa Faculdade.

 Qual é a parte do(a) aluno(a)?

 - No segundo semestre de cada ano, a CPA propõe aos(às) alunos(as) o preenchimento de questionários impressos ou virtuais, versando sobre as dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei nº 10.861/2004, § 3º). Ainda, é solicitada a opinião do aluno sobre a qualidade do serviço prestado pela Instituição. É possível, também, a formação de grupos de discussão, de acordo como Projeto de Autoavaliação anual.

 Para que servirá a Avaliação Institucional?

 - Os resultados gerais serão incorporados no Relatório de Autoavaliação Institucional, divulgado para os gestores da FATECI, professores, alunos e sociedade, bem como enviado ao MEC. Os resultados de cada professor, coordenador e aos gestores dos setores administrativos e acadêmicos serão encaminhados aos próprios para uma reflexão sobre seu desempenho, para tomar as providências de melhoria.

 Alguém terá acesso aos meus dados?

 - Não. Seu preenchimento é completamente anônimo e contado em meio a uma grande quantidade de dados, que serão disponibilizados de forma geral em números e gráficos, de forma que ninguém saberá quais foram as respostas de cada um.

 Quais os resultados do trabalho da CPA?

 - Embora discreto e silencioso, o trabalho da CPA tem surtido um grande efeito na FATECI. Todos os processos de melhoria pelos quais passa a instituição tiveram origem nas sugestões feitas pela CPA ao longo dos anos. Assim, para citar os mais importantes, o processo de reformulação acadêmica, a instalação de novos equipamentos atualmente disponibilizados ao corpo docente, discente e técnico-administrativo.